Semana de eventos gratuitos sobre inovação e empreendedorismo em Joinville

Os girassóis estão chegando: confira a Florada de 2022
06/07/2022
Julho é o mês de combate ao câncer de cabeça e de pescoço
08/07/2022

Como você leu na reportagem de capa da Francisca #30, Joinville vem agregando seu potencial econômico com tecnologia e consolidando seu espaço no ecossistema de inovação. Nesse cenário, a cidade promove a 9ª ExpoInovação – evento que reúne palestras, oficinas, debates e workshops sobre empreendedorismo e inovação, entre 11 e 14 de julho. As atividades são gratuitas e os interessados podem se inscrever pelo site www.expoinovacao.com.br.

“É uma oportunidade para respirar inovação. Ao mesmo tempo em que será possível conhecer melhor as ações que vêm sendo desenvolvidas nessa frente, os empreendedores vão trocar experiências e receber conteúdos relevantes para alavancar seus negócios”, comenta Dionei Domingos, diretor Presidente do Join.Valle, movimento voltado à consolidação do ecossistema de inovação de Joinville e um dos organizadores do evento.

A última edição presencial da ExpoInovação ocorreu em 2019, reunindo mais de 2 mil pessoas. Em 2021, o evento foi realizado de forma híbrida, com a maioria das atividades transmitida virtualmente. Neste ano, a expectativa das entidades organizadoras é receber ainda mais participantes e consolidar o evento como um dos principais do Sul do país na temática. “Tivemos um crescimento no ecossistema de Joinville, que foi eleita a nona cidade mais empreendedora do país no Índice de Cidades Empreendedoras, da Escola Nacional de Administração Pública (Enap)”, reforça Dionei.

O número de startups na maior cidade catarinense cresceu 41,3% em relação a 2020 – já são 164 negócios ativos empregando pelo menos 2.300 pessoas, segundo o  Mapeamento de Startups lançado pelo Join.Valle neste ano. “Estamos cada vez mais perto do nosso propósito de tornar a região de Joinville um super cluster de inovação, e eventos como esse, de fomento à inovação e ao empreendedorismo, são essenciais para continuarmos nesse caminho e fortalecermos ainda mais a conexão entre os diversos atores do ecossistema”, reforça o Diretor Presidente do Join.Valle.

Governança, Inovação Aberta e Captação de Investimentos

Também está programado um congresso, que ocupará as três primeiras noites do evento, além de diversas agendas satélites de segunda a quinta, das 8h às 22h, em espaços de inovação da cidade como o Ágora Tech Park e o Inovapark.

O congresso reunirá personalidades de destaque para compartilhar conhecimento, boas práticas e experiências atuais sobre os temas Governança da Inovação, Inovação Aberta e Tecnologias Emergentes e seus impactos. Alguns dos nomes confirmados para as palestras são Anderson Godz (Board Member, fundador e investidor de diversas startups, como a Gonew), Arthur Pullen de Sousa (Coordenador-Geral de Atração de Investimentos do MCTI) e José Rizzo Hahn Filho (Managing Director na Accenture).

Os eventos satélites serão voltados ao debate de temas diversos, como nanotecnologia, educação, internacionalização e impacto social. No último dia de ExpoInovação, a programação da tarde contará com um encontro de mentores e o Join.VC Talks — atividade realizada pelo fundo de investimento de risco Join.VC, uma parceria do Join.Valle e da Bossanova Investimentos com foco na região. A agenda vai trazer dicas de como se preparar para captação de investimentos, apresentação de fundos disponíveis no mercado e um bate-papo entre fundadores de startups (Founder2Founder).

A ExpoInovação 2022 é realizada pelo Comitê de Governança do Pacto pela Inovação de Joinville. Entre os organizadores, estão Join.Valle, Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia (COMCITI), Softville, Ágora Tech Park, Inovaparq, Sebrae, Prefeitura Municipal de Joinville, Núcleo de Tecnologia e Inovação da Associação Empresarial de Joinville (ACIJ) e Fab Lab Joinville. O evento também conta com patrocínio de ArcelorMittal, Automation Edge, SST Advogados, Ciser, Join.Valle, Univille, Stagio Marcas e Martinelli Advogados. A programação completa pode ser acessada no site www.expoinovacao.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.