Saúde de Joinville elabora informe técnico sobre testes para Covid-19

Desafios da educação em tempos de pandemia
22 de junho de 2020
Prefeitura de Joinville lança edital para o Simdec 2020
1 de julho de 2020

Saúde de Joinville elabora informe técnico sobre testes para Covid-19

A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria da Saúde, elaborou um informe técnico com importantes informações sobre os diferentes testes para diagnóstico da Covid-19. O material é destinado à orientação de profissionais que atuam na área da saúde. Além de descrever os tipos de exame, os métodos, indicações, aplicações e formas de interpretação de cada um, o material reforça a importância da realização dos testes de forma adequada, para questões estratégicas como o controle da propagação da doença, definição de medidas de controle da pandemia e distanciamento social.

Na rede de saúde do município, para fins de pesquisa e inquérito epidemiológico, os testes rápidos são realizados por meio da análise de amostras de sangue e com resultados prontos cerca de 15 minutos após a ação de produtos reagentes.Esses testes apontam a presença dos anticorpos IgM (que mostra se a pessoa está infectada pelo novo coronavírus no momento do exame) e IgG (que indica se a pessoa já foi infectada).

Vale destacar que, para indivíduos sintomáticos, a realização dos testes rápidos é recomendada a partir de sete dias após o surgimento de sintomas gripais, como febre, tosse, dor de garganta e dificuldade respiratória. Nesses casos, a orientação da Secretaria de Saúde de Joinville, fundamentada em critérios técnicos, é de recomendar o isolamento do paciente por 14 (catorze) dias, contados a partir do início dos sintomas. Para os pacientes assintomáticos e positivos para a Covid-19, a recomendação da Secretaria da Saúde é de isolamento por sete dias.

Além dos testes rápidos, a rede de saúde do município também utiliza os testes tipo PCR, realizados pela análise do material retirado da mucosa nasal. Embora sejam considerados padrão ouro, o uso dos testes PCR acontece em menor escala, seguindo critérios técnicos.

“O teste PCR é o mais sensível, mas só pode ser feito quando a pessoa está com os sintomas há, no máximo, sete dias. Isso porque esse teste pega o vírus em sua fase aguda de transmissão”, explica a gerente da Vigilância em Saúde da Secretaria da Saúde Chana Beninca.

Em Joinville, o objetivo da Secretaria de Saúde ao ampliar a testagem para Covid-19, é auxiliar o município na tomada de decisões sobre ações como isolamento social; conhecer o número de pessoas suscetíveis a adquirir a doença; e auxiliar a gestão de leitos hospitalares com base no percentual de contágio do novo coronavírus.

Rede privada

O Hospital Dona Helena foi autorizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) a realizar e informar os resultados do exame RT-PCR, considerado “padrão-ouro” no diagnóstico da fase inicial da Covid-19. O exame segue critérios da Vigilância Epidemiológica e o paciente aguarda, geralmente, até 10 dias para obter o resultado. Com a autorização, o Dona Helena irá disponibilizar os resultados em até duas horas. A instituição também oferece o teste rápido para detecção da Covid-19, cujo resultado é informado durante o atendimento.

Prezando pela segurança de pacientes e funcionários, a coleta do material é realizada em uma sala exclusiva e privativa do Laboratório de Análise Clínica do Dona Helena, localizado no Edifício Medclínicas, em frente ao hospital.
Os exames precisam de agendamento prévio, via telefone (47 3451-3434) ou e-mail (recepcaolac@donahelena.com.br). Para acessar o laboratório, ao realizar as coletas, o uso de máscara é obrigatório.

O exame de sorologia custa R$ 220 e o exame RT-PCR, R$ 320.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *