Em São Chico, embarcações movidas a energia solar

800 vagas para cursos de férias em Joinville. Tudo de graça
21/01/2020
Vamos viajar? SC é destaque em premiação do Grupo Abril
27/01/2020

Uma amostra das enormes possibilidades de utilização da energia solar nos mais variados campos poderá ser vista em São Francisco do Sul entre 27 de janeiro e 2 de fevereiro. É o período em que se realiza o Desafio Solar Brasil (DSB), competição de barcos movidos a energia solar que o município sedia pela primeira vez. Onze embarcações disputam a prova que une esporte, educação e inovação, além incentivar a promoção de ações alinhadas à vocação náutica de São Chico.

“A disseminação da cultura marítima e do esporte náutico também é ferramenta de divulgação turística. Queremos que o Desafio Solar Brasil entre oficialmente em nosso calendário de eventos, pois a iniciativa está conectada com o que se busca para São Francisco do Sul: turismo, sustentabilidade e entretenimento”, diz a secretária de Turismo, Jamille Douat.

A popularização do debate sobre o uso de fontes de energias renováveis, desenvolvimento sustentável e preservação ambiental é marca registrada do DSB. “Além de movimentar a economia da cidade, ainda teremos em discussão um tema sempre pertinente, que é fazermos escolhas mais sustentáveis para as nossas vidas”, destaca o secretário de Meio Ambiente, Gabriel Conorath.

Segundo Gustavo Leal, um dos organizadores do DSB, o sonho de realizar uma etapa em São Francisco do Sul existe desde 2013. “A cidade tem todos os atributos para se tornar uma escala fixa do Desafio Solar Brasil. Afinal, aqui temos muito sol, a Baía da Babitonga e uma infraestrutura completa para atender às necessidades das equipes. Tenho certeza de que este será apenas o primeiro ano de uma parceria longa, com muitos benefícios para a população francisquense e todos aqueles que a escolhem como destino de férias”, salienta Leal.

Quem quiser conferir o Desafio Solar Brasil, poderá ver de perto as embarcações que ficarão expostas no Clube Náutico Cruzeiro do Sul e no Aterro da Babitonga durante o evento. O DSB é uma realização da Prefeitura de São Francisco do Sul, UFRJ, Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (Nides), Centro de Tecnologia da UFRJ e Clube Náutico Cruzeiro do Sul.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.