Projeto da Udesc Joinville ensina matemática brincando

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Crianças encontram dicas de atividades que envolvem a matemática nas redes do programa

Brincadeiras ajudam a distrair e passar o tempo das crianças durante este período de isolamento social por conta do coronavírus. Enquanto brincam, elas também podem aprender e descobrir que a matemática não precisa ser um bicho de sete cabeças. A página Playground da Matemática no Instagram (@playground.cct), disponibiliza atividades lúdicas, didáticas e pedagógicas de matemática para serem realizadas pelas crianças em casa. O projeto, que contempla alunos da educação infantil e ensino fundamental, é da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Joinville.

Divididas em semanas temáticas, as postagens se interligam em conteúdo, nos variados mecanismos da plataforma. Nos stories são contadas pequenas histórias da evolução da matemática, apresentadas ideias de atividades e pequenos tutoriais. No feed, em forma de imagem, são postados tutoriais completos de atividades. Já no IGTV, estão disponíveis vídeos maiores com propostas de atividades contextualizadas, exclusivas.

Todo domingo é divulgado, nos stories, o cronograma da semana e o tema. Por exemplo, a primeira semana foi sobre contagem e história dos números. Simultâneo a esse diário, são abastecidos o blog (www.playgrounddamatematica.blogspot.com) e a página do Facebook ( www.facebook.com/PLYG.UDESC), onde são postadas as atividades já desenvolvidas pelo programa, os planos de aula e notícias das ações.

O Playground da Matemática é coordenado pelos professores Silvia Frizzarini, Marnei Mandler e Tatiana Comiotto, do Departamento de Matemática. A ação também conta com a participação dos acadêmicos do curso de licenciatura em Matemática Elisama Damásio e Bruno Aguiar, responsáveis pela manutenção das redes sociais do programa.

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