Professores de Joinville participam de formação sobre currículo

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Construir um documento curricular específico para a rede municipal de ensino de Joinville, fundamentado nas diretrizes do Currículo Base do Território Catarinense aprovado em junho pelo Conselho Estadual de Educação, é o desafio apresentado, neste final de ano letivo, aos professores das escolas municipais. Cerca de 3 mil professores participaram, na quarta-feira, 13, do Encontro Formativo Pró-BNCC – Base Nacional Comum Curricular, para avançar nesse processo.

O encontro foi marcado por uma palestra com Cássia Ferri, doutora em educação e integrante de grupos de pesquisa na Furb, em Blumenau, e na Unicamp. Ao mesmo tempo, outro grupo, espalhado por 50 escolas municipais e 70 centros de educação infantil, aprofundou-se no Currículo Base do Território Catarinense, BNCC e Diretriz Municipal de Educação Infantil. No dia 25 de novembro, haverá outro encontro com as unidades que não puderam participar do primeiro evento.

Até 2020, devem ser realizadas formações de professores, construção do currículo da Rede Municipal de Ensino seguido de adequação dos Projetos Político-Pedagógicos (PPP) das unidades escolares. A Rede Municipal de Ensino de Joinville atende cerca de 78 mil alunos em 86 escolas e 70 centros de educação infantil.

“É necessário o engajamento de todos, pois será um processo contínuo que exigirá o comprometimento dos educadores ao longo dos próximos anos. O resultado trará mudanças nas políticas educacionais, não só de currículo, mas se estenderá a formação de professores, processos avaliativos e materiais didáticos”, explica a secretária de Educação Sônia Victorino Fachini.

 

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