Prêmio ACI reconhece a importância da reportagem

Do Sul ao Vento Norte
03/06/2021
Diagnóstico precoce de leucemia e anemia é fundamental, alerta campanha Junho Laranja
18/06/2021
Profissionais de todo o Estado já podem selecionar reportagens publicadas a partir de novembro de 2020 e providenciar a inscrição no Prêmio ACI Ocesc de Jornalismo. A iniciativa, criada para valorizar o trabalho dos jornalistas, foi lançada em evento virtual com a presença dos jornalistas Yan Boechat e Ascânio Seleme. Os convidados contaram um pouco de suas experiências e falaram da importância da reportagem.
Yan Boechat participou diretamente da Etiópia, onde está cobrindo um conflito na região do Tigray. Repórter há mais de 20 anos, Yan é formado pela UFSC, e na última década, tem se dedicado à cobertura de conflitos internacionais, com especial atenção ao Oriente Médio e à África. É o atual vencedor do Prêmio de Jornalismo Vladimir Herzog na Categoria Fotografia e hoje atua como repórter especial da TV Bandeirantes.
O jornalista parabenizou a entidade pela criação do Prêmio ACI Ocesc e destacou a importância do estímulo e reconhecimento da reportagem. “Que bom que a reportagem está sendo valorizada nesse momento em que a gente vive uma crise tão grande no nosso país. Precisamos de mais repórteres e mais reportagens e menos opinião.”
Ascânio Seleme, colunista do jornal O Globo, tem quatro décadas de carreira. Nesse período, foi repórter no Jornal de Santa Catarina, trabalhou na TV Manchete, na Revista Isto É e no jornal Gazeta Mercantil, e trabalha em O Globo desde 1988. No jornal, foi repórter, correspondente em Paris, editor-executivo e diretor de redação. Ganhou três prêmios Esso de Jornalismo, um prêmio OK e um prêmio CNT.
Ele destacou a reportagem como elemento essencial do jornalismo. “A reportagem é o coração do jornalismo, é a base, é por onde tudo começa. É a busca incessante da verdade, do fato.” Questionado sobre o futuro do jornalismo, Seleme disse que, apesar das ameaças sistemáticas à imprensa, a atividade vai sobreviver, pois é fundamental. “As pessoas precisam de notícia verdadeira, de boa qualidade, para tomar decisões na sua vida. Enquanto houver jornalismo, haverá liberdade, haverá democracia.”
Criado pela ACI, o prêmio de jornalismo tem apoio da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc). Podem participar da premiação profissionais e estudantes de Jornalismo de Santa Catarina nas diversas áreas do jornalismo, independente da plataforma, com reportagens produzidas até outubro de 2021. Há, ainda, uma categoria especial com o tema do cooperativismo, criada para valorizar um setor que impulsiona o desenvolvimento do Estado. O regulamento completo com todas as categorias e informações do Prêmio ACI Ocesc de Jornalismo pode ser acessado aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *