Nadador e empresário, Gustavo Borges abre a Expogestão

Inscrições abertas para programa de capacitação do Sebrae SC
11 de fevereiro de 2020
A força do cooperativismo: Ajorpeme cria núcleo setorial
18 de fevereiro de 2020

Nadador e empresário, Gustavo Borges abre a Expogestão

 

Empresários, autoridades e jornalistas acompanharam, nesta quarta-feira, 12, o lançamento da Expogestão 2020, um dos mais reconhecidos eventos de gestão e negócios, que realiza a 18ª edição no período de 12 a 14 de maio, na Expoville. Excelência, atitude, liderança, habilidades do futuro, inovação aberta, transformação digital e economia circular são alguns dos temas em pauta na programação de palestras e workshops. Confira os destaques anunciados para o encontro deste ano.

12 de maio

# Em ano de Olimpíadas, a abertura da Expogestão 2020 será feita pelo maior medalhista olímpico brasileiro, o nadador, empreendedor e comentarista esportivo Gustavo Borges, com a palestra “Atitudes de campeão para vencer suas próprias marcas“. Borges é administrador pela Universidade de Michigan, tem quatro medalhas olímpicas e criou um método técnico, educativo e comportamental licenciado para mais de 430 academias e seguido por cerca de 170 mil alunos no Brasil, Chile e Estados Unidos. Ele fará uma analogia entre o mundo dos esportes e o das empresas em questões como estabelecimento de metas, disciplina para atingi-las, consistência de atitudes, aprendizado com resultados ruins, flexibilidade para lidar com imprevistos e gestão da pressão.

# Respaldado por décadas de pesquisa e trabalho prático com executivos sêniores de empresas como General Motors, HP, AT&T, Deloitte, Cisco & GE, o palestrante internacional Harrison Monarth, fundador e CEO da Gurumaker, coach executive C’Levels e autor de best-sellers, fala sobre Liderança, com a palestra “Presença Executiva – sua importância na economia da reputação”. Muito além de estar fisicamente junto, a presença executiva envolve a capacidade que os líderes têm de controlar suas emoções, quando submetidos à pressão; reconhecer o impacto e a influência que exercem sobre os outros; ter consciência de seu comportamento, para despertar confiança e credibilidade.

# Pedro Mandelli, fundador e sócio-diretor da Mandelli & Loriggio Consultores Associados, autor e professor da Fundação Dom Cabral, também fala sobre Liderança e fará provocações e reflexões sobre o dia a dia das organizações, com a palestra “Ilusão e desilusão nas organizações”. Abordará as três tarefas principais da liderança contemporânea: incutir nos colaboradores o sentimento de serem donos do próprio trabalho; esclarecer o que eles ganham e perdem se atingirem ou não as metas e manter o esforço contínuo de alinhamento das pessoas aos valores, forma de trabalho e desafios.

Carlos Haldan, CEO do Grupo Kronberg/Six Seconds, formado em Antropologia, Sociologia e Ciência Política (EUA) e membro do Conselho Consultivo da Harvard Business Review, aborda as Habilidades do Futuro, explorando a importância do desenvolvimento da Inteligência Emocional para enfrentar os desafios que se apresentam em nosso mundo onde a sociedade está cada vez mais digital e inserida no cenário V.U.C.A. (Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade). Sua palestra será “Vida Digital x Inteligência Emocional”.

13 de maio

# “Ecossistemas de inovação e sua dinâmica para impulsionar negócios” será o tema do palestrante internacional Loïc Dosseur, diretor-geral da Paris&Co, que vai falar de Inovação Aberta e apresentar o modelo de sucesso da Agência de Desenvolvimento e Inovação de Paris, um dos maiores ecossistemas do mundo. Em recente levantamento da Revista The Economist, Paris foi considerada um dos cinco ecossistemas mundiais de inovação destinados a dominar as indústrias do amanhã, em razão da presença das principais universidades de pesquisa de alta tecnologia e à determinação do governo de estimular o crescimento de startups.

# Empreendedor serial, investidor anjo na Bossa Nova Investimentos, escritor e apresentador do reality show “Anjo Investidor”, João Kepler faz a palestra “Nova economia e a relevância das boas (e também das novas) práticas de gestão”. Palestrante dos mais requisitados no universo da inovação, premiado como melhor Investidor Anjo do Brasil pelo Startup Awards e reconhecido por anos consecutivos como um dos maiores incentivadores do ecossistema empreendedor brasileiro, Kepler mostra o quanto de sinergias, parcerias e benefícios que as empresas tradicionais e as startups podem encontrar nas cadeias produtivas, bem como no uso de ferramentas de administração tradicionais e modernas, fundamentais para os bons resultados de qualquer operação.

# Quando o país e o mundo deverão entrar em crise? Como isso vai impactar os diversos setores e como as empresas podem se preparar para esse momento? Embora não haja certezas sobre o futuro, é possível fazer conjecturas a respeito dele. “Projeções para o Século 21”, baseado em obra com o mesmo título, será o tema da palestra de Paulo Vicente, engenheiro mecânico, autor e professor de Estratégia da Fundação Dom Cabral. Pesquisando há mais de 20 anos modelos que podem ajudar a entender ciclos de repetições, e mesclam política, economia, sociedade e tecnologia, ele concluiu que muitas das mudanças já ocorridas eram previsíveis.

14 de maio

# Num país onde apenas 4% dos resíduos são reciclados e a Política Nacional de Resíduos Sólidos responsabiliza as empresas pelo lixo gerado em sua cadeia produtiva, Guilherme Brammer, fundador da Boomera e Prêmio Empreendedor Social 2019 pela Folha de São Paulo, fala sobre “Economia Circular – de responsabilidade corporativa a estratégia de negócios”. Reconhecida pelo Fórum Econômico Mundial e pela Revista Entrepreneur como umas das cinco startups que tornam a América mais sustentável, a Boomera foi fundada em 2011 e vem trabalhando com grandes corporações como P&G, Natura, BRF, Braskem, Unilever, Adidas, Nestlé e Volkswagen. A empresa tem faturamento projetado de R$ 100 milhões para este ano, atuando a partir de uma rede que envolve 150 funcionários, mais de 200 cooperativas de 13 estados e oito mil catadores.

# Quais são as práticas emergentes de gestão e governança que permitem instaurar um comportamento ético nas empresas, assim como aumentar o nível de engajamento das pessoas, felicidade e desempenho empresarial? Como integrar as melhores práticas de gestão e governança com uma cultura ética saudável, um estilo de liderança virtuoso e a busca genuína por um propósito maior? Essas e outras questões serão abordadas por Alexandre Di Miceli, na palestra “Ética, gestão e governança no século 21”. Doutor e mestre em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo, com pós-doutorados na Bélgica e Estados Unidos, Di Miceli é Sócio-fundador da Direzione Consultoria e Educação Executiva, autor dos principais livros-texto sobre governança e ética no país e Consultor da International Finance Corporation (Grupo Banco Mundial).

Neri dos Santos, CEO do Instituto Stela, doutor em Ergonomia da Engenharia (França), pós-doutorado em Engenharia Cognitiva (Canadá), professor sênior da UFSC e integrante do conselho editorial de publicações como American Journal of Industrial Engineering e International Journal of Knowledge Engineering and Management, fala sobre Estratégia e Inovação com a palestra “Plataforma Digital – modelo de negócios para a inovação contínua”.  As plataformas são um conceito tão fundamental que caracterizam sete dentre as 10 empresas mais valiosas do mundo e se constituem em uma das mais relevantes mudanças de modelos de negócios da era industrial para a sociedade digital.

# O encerramento da Expogestão 2020 será com Fabiano Moulin, médico especialista em Neurologia Cognitiva e do Comportamento, que irá abordar a difícil equação para equilibrar Saúde Mental e Desempenho, na palestra “A atenção – grande aliada para uma vida equilibrada”. Com atenção, vivemos o presente em sua plenitude, rompendo com arrependimentos do passado e ansiedades quanto ao futuro. O cérebro é uma máquina orgânica, perfeitamente reprogramável, a partir de práticas simples e cada um de nós detém o código de sua programação.

A Expogestão 2020 terá cerca de 40 workshops gratuitos, organizados por patrocinadores, apoiadores, expositores da feira e entidades representativas, que apresentam assuntos específicos ligados ao mundo corporativo.

PASSAPORTES

A aquisição de passaportes para o Congresso pode ser feita pelo site, pelo telefone (47) 3461-0840 ou pelo número dedicado de Whatsapp (47) 98467-4944, com atendimento das 8h às 18h, de segunda à sexta.

A Expogestão garante o benefício da transferência de titularidade na credencial, permitindo que empresas e participantes compartilhem um mesmo passaporte de acesso, ampliando o número de profissionais que acompanham o encontro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *