Minidocumentários contam histórias de mulheres inspiradoras

Voluttà lança single sobre as pequenas coisas da vida
30/11/2021
Prika Lourenço faz show de lançamento do disco “Vento Norte”
09/12/2021

“Ser mulher é um desafio”, resume uma das participantes da série de três minidocumentários produzidos por estudantes dos cursos de Comunicação e Artes da UniSociesc de Joinville. As produções, que integram o projeto intitulado “3 Mulheres”, têm como principal objetivo refletir sobre as complexidades do que é ser mulher na atualidade.

A partir da voz de três profissionais – a delegada Regional de Polícia, Tania Harada, a gerente de Recursos Humanos da Docol, Karen Martins da Silva, e a gerente de Campus da UniSociesc, Marcela Xavier –, o que se percebe, por meio das produções, é que ali também estão mães, esposas, irmãs, filhas, entre tantos outros papéis desempenhados pelas mulheres.

Em depoimentos informais, as personagens discutem, questionam, sobretudo problematizam o próprio conceito de ser “bem-sucedida” e todos os desafios e, por vezes sobrecargas, que podem estar por trás da rotina feminina. “Não somos ‘mulheres-maravilha’, somos humanas. Minha rotina é exaustiva, eu levo trabalho para casa, mas não imagino de outra forma. Me importar com as pessoas com as quais lido no dia a dia dá sentido ao que eu faço. Não quero ser diferente”, relata a delegada Tania. “Houve momentos em que fomos colocadas à prova simplesmente por sermos mulheres, mas é justamente por isso que superamos nossos desafios e queremos levar essa mensagem a meninas e a outras mulheres. É possível crescer, construir uma carreira, ser respeitada pelo que somos”, afirma Marcela Xavier.

A iniciativa é uma produção da Agência Experimental de Comunicação Unicolab e do projeto de extensão “Voz – Mulheres Visíveis” e conta com a participação dos estudantes Thaynara Izabelle Lopes, Caroline de Quadros, Alexandre Andrejow Lohn, Gustavo Costa e Anthony Pereira. Sob a coordenação das professoras Samantha Borges e Lorena Trindade e do professor Eugênio Siqueira, os vídeos mostram as histórias, batalhas e conquistas das três mulheres a partir do olhar e da voz delas mesmas sobre as suas trajetórias.

O projeto vai contar ainda com produção de fotografias que mostrem mulheres da UniSociesc em diferentes cargos e funções e culminará em um evento aberto à comunidade e em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, 8 de março.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.