Exposição, em Joinville, reúne produções de mulheres empreendedoras 

Shows nacionais de volta a Joinville
27/04/2022
Formação profissional: investir em pessoas é promover cidadania
14/05/2022

 Projeto tem curadoria da fotógrafa Karina Bacci, do Museu de Arte Moderna de São Paulo

Protagonismo e transformação social por meio da fotografia são os eixos do projeto “A Cidade Através da Lente”, que gerou exposição em cartaz até 22 de maio, no Shopping Mueller, em Joinville.

Realizada pela Pink Produções e produzida pela Elo 3, em parceria com o Consulado da Mulher e patrocínio da Whirlpool, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a iniciativa fortalece o processo da descoberta das afetividades, valorizando seus produtos e potencial gastronômico de cada uma das participantes.

A exposição é resultado do trabalho de 40 mulheres empreendedoras da cidade, que participaram de oficinas on-line de capacitação profissional em arte e fotografia ministradas pela artista e educadora Flávia Mielnik, responsável ainda pelo educativo do Museu da Casa Brasileira.

Com curadoria de Karina Bacci, fotógrafa do Museu de Arte Moderna de São Paulo, a exposição valoriza a sabedoria gastronômica de mulheres que tiveram a oportunidade de aprender, de forma teórica e prática, como captar as texturas, cores e sensações de suas comidas pelas lentes da fotografia, além de melhorar a comunicação de suas empresas.

Uma das integrantes da exposição é Ivana Giesel, de Joinville. Ela é nutricionista e utiliza elementos da natureza na composição de suas geleias artesanais. Além do protagonismo feminino, há uma pluralidade cultural entre as mulheres envolvidas no projeto.

“A mostra tem o objetivo de despertar sensações e memórias afetivas relacionadas à comida, utilizando como recurso a fotografia. O projeto cria novas formas de olhar para o alimento, usando a arte como ingrediente para impulsionar a divulgação e expansão dos pequenos negócios que apoiamos. Estamos muito orgulhosos dos resultados e esperamos que os visitantes possam também se deliciar com a qualidade das imagens”, diz Leda Böger, diretora do Consulado da Mulher.

“É muito importante estimular o protagonismo e fortalecer a autoestima dessas mulheres, para que possam perceber que são capazes de produzir coisas incríveis, e ocupar um papel de destaque dentro da comunidade onde vivem”, sublinha Soraya Galgane, diretora da Pink Produções. “As participantes são empreendedoras do ramo gastronômico, e puderam aplicar as técnicas aprendidas para impulsionar a comunicação e as vendas de suas empresas”, completou a empresária.

A mostra também passa por São Paulo, Rio Claro e Manaus – regiões onde atua o Consulado da Mulher. Cada cidade terá o trabalho das empreendedoras locais exposto na mostra. Após o encerramento de “A Cidade Através da Lente” nessas cidades, ainda serão doados materiais didáticos e máquinas fotográficas para as integrantes do projeto, além de catálogos da exposição para bibliotecas e escolas destes municípios.

Sobre a Pink Produções

Há 18 anos fazendo produções culturais engajadas na democratização do acesso à arte, a Pink Produções alia-se à iniciativa privada para realizar seu propósito e ampliar seu alcance. Em parceria com empresas, a Pink promove projetos inovadores e de transformação social em todas as regiões do Brasil.

Sobre o Consulado da Mulher

Há 20 anos, o Instituto Consulado da Mulher trabalha com a transformação social através do empoderamento e do incentivo ao empreendedorismo feminino, oferecendo assessoria de gestão de micro negócios e qualificando mulheres empreendedoras, oferecendo apoio e confiança para que elas se sintam capazes de ampliar seus negócios e adquirir autonomia financeira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.