Graduação da Udesc retoma atividades de forma não-presencial

Hospital cria programa de acompanhamento de recém-nascidos
18 de junho de 2020
Festival de Dança de Joinville é transferido para janeiro de 2021
22 de junho de 2020

Graduação da Udesc retoma atividades de forma não-presencial

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) retoma nesta segunda-feira, ainda de forma remota, as aulas dos cursos presenciais de graduação. As atividades presenciais da graduação estão suspensas desde 17 de março devido às medidas de contenção da pandemia do novo coronavírus, e até então a universidade mantinha a interrupção completa das aulas.

O retorno foi definido por resolução, assinada pelo reitor da Udesc, Dilmar Baretta, em 2 de junho, após reuniões da Reitoria com os diretores de Ensino dos centros e sugestões enviadas pelos diretores-gerais e líderes estudantis. Em vigor desde o dia 3, a resolução começou a ser discutida para referendo da Câmara de Ensino de Graduação (CEG) e também tramitará no Conselho Universitário (Consuni). Entre outras deliberações, a universidade passa a oferecer auxílio de inclusão digital no valor de R$ 80 mensais, para que alunos com dificuldades financeiras possa ter acesso a planos de internet e garantir a participação nas aulas. O aluno sem computador poderá usar equipamento de laboratórios de informática dos centros ou obter empréstimo de equipamentos a partir de cadastro e regramento.

A retomada vinha sendo debatida desde o final de março, quando foi criado um grupo de trabalho que, durante todo o mês de abril, levantou dados e formulou propostas. José Fernando Fragalli, diretor-geral da Udesc Joinville, informa que a instituição enviou dois questionários, aos alunos e aos professores, com perguntas como a aceitação ou não do ensino remoto e condições materiais para acesso.

COMO VAI FUNCIONAR A RETOMADA

  • O reinício do primeiro semestre letivo de 2020 ocorrerá em 22 de junho, com término em 25 de setembro.
  • As aulas serão realizadas de duas maneiras: de preferência, no mesmo horário da grade atual, com participação simultânea de professores e alunos (aulas não-presenciais síncronas); ou os alunos fazem as atividades sem a presença do professor (aulas não presenciais assíncronas).
  • Os estágios curriculares supervisionados, obrigatórios e não obrigatórios, deverão seguir as orientações da legislação específica para o período de pandemia.
  • O aluno poderá cancelar matrícula em uma ou mais disciplinas ou trancar a matrícula fora do período estabelecido no calendário acadêmico.
  • O índice acadêmico computado durante a pandemia não será válido ou usado para qualquer tipo de ranqueamento pela Udesc.
  • O trancamento de matrícula durante a pandemia não será computado no limite máximo de quatro semestres.
  • O aluno não perderá o vínculo com a Udesc durante a pandemia por reprovar por frequência (FI) duas vezes na mesma disciplina.
  • Enquanto perdurar a pandemia, o semestre letivo não será computado no cálculo do prazo para a integralização curricular ou no jubilamento do aluno.
  • Os professores ​poderão usar plataformas on-line institucionais da Udesc, além de outros recursos digitais para potencializar o processo de ensino e aprendizagem – a universidade capacitou os professores para uso das plataformas digitais.
  • As orientações de estágios supervisionados e dos trabalhos de conclusão de curso (TCCs) poderão ser feitas de forma não presencial.

Os centros de ensino têm trabalhado para readequar seus ambientes, como os laboratórios de informática, e possibilitar atividades presenciais de acordo com as normas sanitárias previstas em lei. Além disso, a Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e as direções de Ensino reorganizaram o planejamento pedagógico dos cursos para a retomada do semestre.

A Udesc informa que o retorno de forma gradual dos servidores da Udesc está sendo feito de forma responsável e segue orientações de controle e prevenção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *