Conheça a atração de abertura do Pianístico 2021

Bia Cappellini lança single com DJ mineiro Roaz
05/07/2021

A Comissão Organizadora do Pianístico 2021 – quarta edição do festival dedicado ao piano, que se realiza em Joinville no período de 15 a 19 de setembro – divulgou a atração que vai abrir o evento deste ano. O consagrado grupo PianOrquestra se apresenta às 20h do dia 15, quarta-feira, no palco do Teatro Juarez Machado. A programação completa será anunciada até o início de agosto. O festival terá acesso de público, entre 30% e 50% da capacidade das salas, de acordo com protocolos em vigor, e manterá o formato on-line, para acesso remoto. “O Pianístico veio para ficar, e tem se consolidado no calendário cultural, apesar das dificuldades inerentes a um período como este”, afirma a produtora cultural Albertina Tuma, coordenadora geral.

Dez mãos e um piano. É a proposta pioneira do PianOrquestra, criado em 2003, sob a direção artística do músico Cláudio Dauelsberg, com a participação de Verónica Fernandes, Patricia Mol, Matheus Kern e Mako. Seu trabalho envolve quatro pianistas, uma percussionista e um piano preparado. Com luvas, baquetas, palhetas de violão, fios de náilon, sandálias de borracha, peças de metal, madeira, tecido e plástico, a PianOrquestra explora possibilidades de timbres e sonoridades produzidas pelo piano, transformando o instrumento em sua própria orquestra.

O novo trabalho inaugura uma experiência no conceito de “Coletivo de Piano Brasileiro”, com reflexões sobre divisão do espaço, compartilhamento do teclado, soma de individualidades e virtuosismo, explorando as sonoridades do piano em seus limites e extensões. No repertório, obras de compositores brasileiros como Pixinguinha e Villa-Lobos, chegando à cena pop contemporânea mundial, com Beatles, Queen e Michael Jackson, e os mineiros Milton Nascimento e Toninho Horta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *