Campanha para financiar curta-metragem joinvilense

Candidatos falam sobre inovação, pandemia e Rio Mathias
13/10/2020
Saiba se sua casa é um ambiente saudável para os gatos
30/10/2020

Se estivessem em 2020 e passando pela pandemia da Covid-19, que já paralisou mais da metade do planeta, os personagens de “Os Antissociais” talvez tivessem uma ótima desculpa para não sair de casa e ir a uma “festa estranha com gente esquisita”, como para eles parece ser um evento da faculdade. O diálogo entre os dois jovens, que faz parte de uma crônica escrita por J.L. Messina, é a base do roteiro que marca o primeiro curta-metragem de ficção dirigido pelo fotógrafo e artista visual Gabriel Silva, da Alfazema Audivisual.

Com ambientação nos anos 1980, o curta mostra o diálogo entre os dois amigos, que precisam decidir se vão ou não ao tal evento e dar um tempo no tédio que tem marcado suas vidas. A ideia de dirigir e produzir a história surgiu há anos, quando Gabriel leu pela primeira vez o texto de Messina, na internet. “Sou um apaixonado por crônicas e, quando descobri o trabalho do J.L. Messina, entrei em contato com o autor propondo transformar Os Antissociais em filme”, explica.

Para garantir a concretização do filme, os produtores – Alfazema Audiovisual e Madrigal Filmes – lançaram uma campanha de financiamento coletivo na internet. A intenção é conseguir arrecadar exatos R$ 12.563,00, que vão cobrir os custos de toda produção, incluindo pagamento de elenco, equipe técnica, inscrição em festivais, taxa da plataforma de financiamento e custo das recompensas.

Como ocorre nesse tipo de financiamento, quem faz uma doação recebe algo em troca. No caso de Os Antissociais, as recompensas vão desde kits com material promocional da obra, inclusão do nome do doador nos créditos do filme até à possibilidade de assistir à produção antes do lançamento oficial. Para conhecer o projetos e as possibilidades de contribuição, basta acessar este link.

Para chegar a um valor que pudesse ser financiado pelo público e admiradores do projeto, Gabriel Silva diz que toda equipe se prontificou a reduzir cachês e enxugar custos. “Escolhemos minuciosamente uma equipe de grandes profissionais de Joinville, todos com sentimento de – acima de tudo – fazer o projeto acontecer”, explica.

O projeto seria lançado no início do ano, mas todos decidiram que o momento não era favorável por conta dos cuidados necessários contra a Covid-19. Agora, a equipe acredita que produzir arte se faz necessário como forma de resistência e, até mesmo, de alento neste momento delicado de saúde pública que o país e o mundo enfrentam. “A classe artística sofreu muito o impacto da crise causada pela pandemia e foi numa atitude de resistência que a equipe decidiu lançar este financiamento, sem deixar de seguir rigorosamente os protocolos de segurança”, ressalta Silva.

Caso atinjam a meta da campanha, as filmagens se iniciarão já no mês de dezembro, com previsão de lançamento para apoiadores em março de 2021. O lançamento oficial, para o público em geral, está previsto para o mês seguinte.

 

 

Ficha Técnica de Os Antissociais

Elenco: Samuel Kühn e Vinícius Ferreira

Direção: Gabriel Silva

Produção Geral: Bruna Kienbaum

Roteiro: J.L. Messina

Direção de Fotografia: Renan Bett

Captação de Imagens: Fabrício Porto

Iluminação: Flávio Andrade

Direção de Arte, Edição e Color Grading: TayssonBett

Trilha Sonora Original: Abel Vargas

Mix/Master: Matheus Areas

Figuração: Marthin Schunemann & Mariane Rocha

Making of: Mai Luize

Os Antissociais é uma produção Alfazema Audiovisual & Madrigal Filmes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.