“Dezembro Verde” faz alerta sobre abandono de animais

Restaurante popular oferecerá jantar a partir de 2 de dezembro
29/11/2019
“Magnificat” de Pergolesi, em concertos gratuitos da Vox Camerata
03/12/2019

O abandono de animais domésticos é uma prática das mais condenáveis, mas ainda falta muito para riscar o problema do mapa, especialmente nas grandes cidades. Sensibilizar a população a respeito desse tema é o propósito da campanha “Dezembro Verde – Não ao Abandono de Animais”, que a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Sama) lança nesta segunda-feira, 2 de dezembro. A campanha é realizada pelas Unidades de Desenvolvimento e Gestão Ambiental (UGA) e de Bem Estar e Proteção Animal (UBE) da Sama, em parceria com a Secretaria de Comunicação (Secom).

O lançamento ocorre no Galpão de Teatro da Ajote, na Cidadela Cultural Antarctica, com palestra, apresentação teatral e distribuição de material educativo. No evento, Caio Pires do Amaral, secretário da Sama, faz uma apresentação das ações atuais da secretaria com o Programa de Proteção Animal de Joinville, com indicadores, ações e lançamento da nova cartilha educativa sobre a Guarda Responsável de Animais Domésticos, elaborada pela Secom.

Durante o Dezembro Verde, serão realizadas mais sete apresentações teatrais em unidades de ensino de Joinville, pelo Projeto Guarda Responsável em Cena. A terceira edição desse projeto vai alcançar as Escolas Municipais Prefeito Joaquim Felix Moreira, Paul Harris e Caic Professor Desembargador Francisco José Rodrigues de Oliveira, e também as Escolas de Educação Básica Osvaldo Aranha e Professor Germano Timm.

Cartilhas e jogos de memória serão distribuídos nas escolas e em outras ações de educação ambiental que forem realizadas pela Sama. Para os interessados, o material pode ser solicitado por meio do e-mail palestra@joinville.sc.gov.br. A campanha também pode ser acompanhada pelas redes sociais da Prefeitura de Joinville, que vai divulgar materiais para a divulgação e conscientização.

O abandono de animais é caracterizado pela ação de desamparo ao animal e constitui um crime ambiental pela Lei Federal nº 9605/98. Animais domesticados dependem de um tutor para oferecer atendimento às suas necessidades. De acordo com a Federação Brasileira de Proteção Animal, nos meses de dezembro a fevereiro o número de abandonos cresce até 70% no Brasil, devido às férias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.