Campanha de vacinação quer imunizar crianças e adultos

Formação profissional: 100 vagas para cursos gratuitos
10 de fevereiro de 2020
Inscrições abertas para programa de capacitação do Sebrae SC
11 de fevereiro de 2020

Campanha de vacinação quer imunizar crianças e adultos

Nesta segunda-feira, 10 de fevereiro, a Secretaria da Saúde de Joinville inicia a campanha nacional de vacinação contra o sarampo. Pessoas entre 6 meses e 49 anos de idade devem se vacinar. Todas as 55 unidades de saúde da cidade estarão abertas em horário normal de expediente com as equipes preparadas para a imunização gratuita.

Desde o ano passado, quando a cidade voltou a registrar casos da doença, 136 pessoas foram confirmadas com sarampo. Joinville ainda tem 11 casos suspeitos em análise. A orientação para a população que tiver dúvidas sobre a sua situação vacinal é procurar uma UBS com sua carteira de vacinação. A vacina contra o sarampo pode aparecer na carteira como VTV, Tríplice Viral, entre outros nomes. Por isso, deve-se buscar uma UBS em caso de dúvidas.

“Todos situados na faixa etária da campanha devem se vacinar. Não podemos deixar de nos prevenir contra o sarampo”, alerta o gerente de Vigilância em Saúde, Henrique Deckmann. A maior atenção deve estar nos locais de grande aglomeração. Quem estiver com sintomas da doença, deve evitar esSes ambientes para prevenir o contágio, e procurar atendimento na rede de saúde.

O Dia D da campanha será no sábado, 15 de fevereiro, e 22 Unidades Básicas de Saúde de Joinville (UBSs) estarão abertas ao público, das 8h às 16h.

Sarampo

O risco de transmissão da doença é durante seis dias antes de aparecer o exantema (manchas na pele em decorrência do contágio com o vírus) e até quatro dias após, num período total de 10 dias. O vírus pode ficar incubado por 7 a 21 dias antes de manifestar o exantema.

A doença tem os primeiros sintomas muito parecidos com o de uma gripe. O sarampo é uma doença respiratória infecciosa grave, provocada por vírus, transmitida de pessoa a pessoa, pela fala, tosse e espirro. É extremamente contagiosa, podendo ser contraída em qualquer idade. Caracteriza-se por febre alta, mal estar, dor de garganta, tosse, coriza, conjuntivite, manchas avermelhadas pelo corpo (exantema).

As complicações infecciosas contribuem para a gravidade do sarampo, particularmente em crianças desnutridas e menores de 1 (um) ano de idade, podendo inclusive, levar ao óbito. Caso apresente alguns dos sintomas descritos procure uma das Unidades de Saúde e/ou Pronto Atendimento 24h para avaliação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *