Bate-papo com Primavera Shima, artista internacional do Pianístico 2021    

Novo trabalho de gêmeos joinvilenses será lançado nas plataformas de streaming
25/08/2021
Poeta reflete sobre o social e sobre a vida
24/09/2021

 

Pianista australiana radicada em Paris, Primavera Shima é uma das estrelas internacionais confirmadas para o Pianístico 2021, festival que ocorre em Joinville de 15 a 19 de setembro. (Mais sobre o evento, aqui) O concerto de Primavera será no dia 17, às 20h30, no Teatro Juarez Machado. A artista foi premiada em várias competições internacionais, sendo a única a receber duas vezes o prêmio Sterndale Bennett e a Bolsa de Estudos desde sua instituição, há 140 anos. Em 2016, foi convidada para abrir a temporada da Societa dei Concerti, e regularmente se apresenta no Festival Internacional de Palermo Classica, desde 2014. Por e-mail ela concedeu esta entrevista à Francisca.

Qual a sua expectativa para o Pianístico?
Estou muito entusiasmada com o festival! Vai ser incrível e uma ótima oportunidade para descobrir talentos incríveis.

Será sua primeira vez no Brasil?
Sim, será minha primeira vez no Brasil, mas eu sempre quis visitar: é um país tão grande, com uma cultura fascinante. Amo bossa-nova e acho o português um lindo idioma. Estou realmente ansiosa para estar aí, mesmo que seja por um curto período de tempo.

Das atrações do Pianístico, tem alguma que você quer ver?
A programação está maravilhosa em todos os aspectos. Se pudesse, veria tudo! Infelizmente, tenho algumas restrições, mas sendo uma amante do jazz, estou especialmente interessada em ver os concertos de jazz de Diogo Monzo Trio, Fabio Torres e Trio Corrente e do Cliff Korman Trio. E também PianOrquestra, Nicolas Guerschberg, Delia Fischer e Evgeny Mikhailov…

O que podemos esperar da sua apresentação? Algum spoiler?
Sem spoilers, mas posso dizer que meu programa é principalmente de músicas do período romântico.

Quando você descobriu que era uma pianista?
Ainda não sei se sou pianista! Ser musicista traz muitos desafios e, para ser honesta, muitas vezes duvido de mim mesma. Frequentemente, quero deixar tudo para trás… Mas sempre sou puxada de volta para a música.

Primavera é um nome artístico ou é seu nome verdadeiro? Por que uma palavra em português?
Primavera é meu nome de verdade. É mesmo uma palavra da língua portuguesa, mas ela também existe em espanhol e italiano, e minha mãe é espanhola. Acho que meus pais me chamaram assim simplesmente porque nasci na primavera.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *