A força do cooperativismo: Ajorpeme cria núcleo setorial

Nadador e empresário, Gustavo Borges abre a Expogestão
13 de fevereiro de 2020
Whirlpool abre inscrições de estágio para unidade Joinville
18 de fevereiro de 2020

A força do cooperativismo: Ajorpeme cria núcleo setorial

A Ajorpeme anunciou em fevereiro a criação do Núcleo de Cooperativas, iniciativa inédita entre as entidades de classe do Norte catarinense. O núcleo, que reúne 13 cooperativas de cinco  segmentos (crédito, educação, transporte, consumo e saúde), tem como uma das primeiras atribuições promover a integração e o fortalecimento das cooperativas do Litoral Norte catarinense. Está nos planos o lançamento, ainda no primeiro semestre, de um relatório com os principais números das cooperativas que compõem o núcleo, para destacar o potencial e os benefícios que o cooperativismo pode oferecer à sociedade.

“A comunidade está procurando alternativas com melhor custo-benefício em todos os segmentos de negócios e o cooperativismo tem muito a oferecer para o desenvolvimento econômico e social nos municípios”, destaca o presidente do Núcleo de Cooperativas e diretor Executivo da Acredicoop – Cooperativa de Crédito, Ivan Roberto de Borba. Ele lembra que a “intercooperação” entre as diversas cooperativas (sexto princípio do cooperativismo) é um dos motivos principais para criação deste núcleo. pOs outros seis princípios são: 1. adesão voluntária e livre; 2. gestão democrática; 3. participação econômica dos membros; 4. autonomia e independência; 5. educação, formação e informação e 7. interesse pela comunidade.

O Núcleo de Cooperativas da Ajorpeme é formado pelas seguintes cooperativas: Acredicoop, Cooepe, Coopercargo, Coopertupy, Credcrea, Sicoob Credisc, Sicoob Multicredi, Sicoob São Miguel, Sicredi, Transpocred, Unicred, Unimed e Uniodonto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *